Não existe frase mais verdadeira do que “as arquibancadas possuem vida própria”. Entre cânticos, bordões, gritos e memes, o torcedor transforma cada jogo em um show diferente.
Com frases que atravessaram gerações, tornando-se parte da cultura popular do futebol brasileiro, é necessário apenas um time entrar em campo para a algazarra ser completa, indo de “o campeão voltou” até os gritos de fé de “eu acredito”.
O Portal Camisa12 vai te relembrar alguns gritos, bordões e até os memes que se tornaram a alma do futebol, principalmente no Brasil.
Zoeira saudável
Revelando o humor e a paixão de quem vive intensamente o futebol, em que muitas vezes surgem em momentos difíceis, repetindo como se fosse um mantra para atrair um resultado positivo.
Entre rivais, as provocações são inevitáveis e fazem parte do folclore cultural, embalando cada vitória, principalmente com a adição das redes sociais nas brincadeiras.
Bordões famosos
- Yes, we C.A.M: Uma adaptação do famoso slogan da campanha do ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama (Yes, we can), os atleticanos decidiram dar seu jeitinho brasileiro substituindo o “can” pela sigla do clube.
O grito ecoou nas arquibancadas durante os jogos do Galo durante a campanha vitoriosa da Libertadores de 2013, sempre deixando claro que: “Sim, nós podemos”.
- Grito de guerra do Sport Recife: O mantra dos rubro-negros começou durante o carnaval, com uma agremiação chamada de “Turma Boa”, sendo ecoado desde a década de 30 durante a folia, como informou alguns historiadores.
“Cazá, cazá, cazá! A turma é mesmo boa! É mesmo da fuzarca!”.
- Avanti, Palestra: Uma saudação que remete à história e origem italiana do clube, o grito de guerra resgata o amor pela história do clube.
- Louco por ti, Corinthians: Cântico entoado para exaltar o sentimento de paixão avassaladora pelo Timão, é utilizada principalmente para incentivar o time, surgindo em 2007 nas arquibancadas do Pacaembu.
Memes das arquibancadas
A zoeira rola solta quando o assunto é futebol, principalmente com a ampliação do alcance por conta da era digital. Podendo ver desde sósias de jogadores, até torcedores com caras assustadoras, o futebol brasileiro segue respirando alegria e amor a camisa.
- Faixa “hoje tem gol, do Gabigol”
- Valsa 15 anos de Eduardo Sasha, na época jogador do Inter, zoando o Grêmio.
- Torcedor do Santa Cruz garantindo que o time iria para a Libertadores.
Fica totalmente claro que o futebol vai muito além das quatro linhas, é paixão e, acima de tudo, a voz de quem vive intensamente cada momento de uma partida, seja no estádio, no sofá ou nas redes sociais.







