A América Latina sempre foi um local de muita luta sobre a sociedade durante as ditaduras. Como é uma região em que o futebol é o principal esporte de vários países, muitos estádios foram usados como locais de repressão ( centros de detenção e tortura) quanto palcos de resistência popular e política.
Histórias emblemáticas por Chile e Brasil: Estádios como prisões e centros de tortura
Regimes militares, como os do Chile e do Brasil, transformaram instalações esportivas em centros de operações repressivas, aproveitando sua infraestrutura e grande capacidade de confinamento.
Durante o começo do ano de 1964, no Brasil, o governo de João Goulart sofre um golpe militar e assim se instaurou a Ditadura Militar. Os meses entre abril e julho foram marcados com o uso do estádio Caio Martins, em Niterói, como o primeiro estádio a ser usado como prisão da América Latina. Estima-se que o local recebeu entre 300 e 1.000 presos, acusados de subversão.
No Chile, aconteceu em 1973, após o golpe ministrado pelo Augusto Pinochet. O Estádio Nacional do Chile, localizado em Santiago, se tornou um campo de concentração e tortura. O local teve mais de 40.000 pessoas detidas, onde muitas delas foram torturas e assassinadas. Atualmente, uma parte da arquibancada é preservada, intocada e sem assentos, como um memorial permanente às vítimas, com a frase “Um povo sem memória é um povo sem futuro”.
Resistência: O Futebol como Válvula de Escape e Protesto
Por outro lado, os estádios e o futebol foram utilizados para combater essas repressões políticas. Muitas vezes sendo usados pela oposição para se manifestar, superando a censura ou o medo.
Um dos maiores movimentos de resistência vem do Sport Club Corinthians Paulista, no início dos anos 80. Liderados por Sócrates e Casagrande. O movimento Democracia Corintiana , promovia a autogestão do clube e que reivindicava para que os jogadores tivessem mais liberdade e influência nas decisões administrativas do clube e lutavam por direitos democráticos para a população do país, como a “Diretas Já” (eleições diretas para presidente).

No próprio Estádio Nacional, durante um jogo do Colo-Colo após o golpe de Pinochet, um apagão temporário fez com que torcedores acendessem fósforos e isqueiros, entoando cantos de “libertar, libertar, libertar”, em um dos primeiros gestos de oposição em massa a Pinochet.

FAQS sobre a relação entre estádios e ditaduras na América Latina
Qual o primeiro estádio que foi usado como prisão na América Latina?
O estádio Caio Martins, em Niterói, é considera do o primeiro estádio usado como prisão. Foi utilizado no ano de 1964 após o golpe militar.
Porque o Estádio Nacional do Chile têm a frase: “Um povo sem memória é um povo sem futuro”?
É uma homenagem às mais de 40.000 pessoas que ficaram detidas no estádio e foram torturadas e assassinadas durante o Golpe de 1973 liderado por Augusto Pinochet.
O que foi a “Democracia Corintiana”?
Foi um movimento de autogestão e protesto político que ocorreu no Corinthians no início dos anos 80, liderado por jogadores como Sócrates e Casagrande. Eram a favor das questões democráticas que a população lutava na Ditadura Militar.







