Os últimos a garantirem a vaga foram Bahia e Fluminense.
A derrota do São Paulo para o Fluminense, nesta quinta-feira (27), tirou as chances do time alcançar o G7 do Brasileirão, o que selou a classificação de Fluminense e Bahia para a Libertadores do próximo ano. O tricolor paulista, em oitavo lugar, possui 48 pontos e pode pontuar no máximo 54, menos do que o sétimo colocado Bahia, com 56. Flamengo, Palmeiras, Cruzeiro, Mirassol e Botafogo já estavam classificados.
Como o título da Libertadores ficará com Flamengo ou Palmeiras, que ocupam as duas primeiras posições da liga, teremos sete vagas ao invés de seis, podendo ampliar para oito dependendo do campeão da Copa do Brasil. Os dois últimos classificados vão para a segunda fase da pré-liberta, enquanto os outros vão direto para a fase de grupos.
A oitava vaga
O campeão da Copa do Brasil também consegue vaga direta na Libertadores, e restam na competição apenas Cruzeiro, Corinthians, Vasco e Fluminense. Cruzeiro e Fluminense estão no G7, e, em caso de um título de um dos dois, o oitavo lugar do Brasileirão fica com uma vaga na pré. A possível vaga hoje está com o São Paulo, mas os torcedores de Grêmio, Bragantino, Corinthians e Atlético Mineiro também estão de olho na situação.

Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Novos protagonistas
O Mirassol conseguiu se classificar e e será estreante na Libertadores do ano que vem. Além disso, o bicampeão Cruzeiro retorna a competição depois de seis anos, junto com Bahia, que vai para sua quinta edição e Botafogo, que jogará a Libertadores pela oitava vez em sua história.

Foto: Douglas Moreti/Agência F8/Estadão







