O Flamengo derrotou o Ceará nesta quarta-feira (03/12), e garantiu com uma rodada de antecedência o título da Série A do Campeonato Brasileiro. O Maracanã explodiu em comemoração com o gol de Samuel Lino, ainda no primeiro tempo, tendo mais de 73 mil pessoas presentes para comemorar o nono título do time carioca. A conquista aconteceu quatro dias depois do título da Libertadores.
Sem muita inspiração ofensiva, o time de Filipe Luís buscava o resultado positivo, enquanto o Vozão tentava aproveitar algum contra-ataque. O Rubro-Negro Carioca foi para cima, mas encontrou poucos espaços deixados pelo time adversário, encontrando dificuldade na hora de infiltrar-se, arriscando de fora da área.
O Flamengo perdeu chances preciosas com Jorginho, Bruno Henrique, Arrascaeta e Carrascal, enquanto o Ceará assustaram algumas vezes com bolas levantadas na área, mas nada que assustasse ou fizesse o goleiro Rossi trabalhar.
A massa rubro-negra enfim pôde soltar o grito de gol aos 36 minutos, quando Samuel Lino tabela com Carrascal, que devolve para o atacante bater cruzado e abrir o placar, 1 a 0. O restante da etapa inicial não houve outras novidades, indo para o intervalo com a vitória parcial dos mandantes.
O Flamengo diminuiu o ritmo no segundo tempo e deu mais espaço para o Ceará, que tentou assustar com alguns contra-ataques. A vitória com um placar mínimo era o suficiente, mas o time de Filipe Luís queria garantir de uma vez o título nacional, empilhando ataques fracassados com Arrascaeta, Samuel Lino, Bruno Henrique, Jorginho e Everton Cebolinho. Mesmo sem balançar as redes novamente, o time carioca garantiu o título da Série A.
Agora, o Flamengo cumprirá tabela na última rodada do Brasileirão, onde o técnico Felipe Luís provavelmente coloque em campo um time alternativo para enfrentar o Mirassol, no domingo (07), no Maião. No dia seguinte, o time viajará para o Catar, onde iniciará a preparação para a disputa da Copa Intercontinental.







