O Palmeiras conseguiu mais uma vez fazer história na Conmebol Libertadores após conseguir reverter o placar agregado contra a LDU e vencer por 4 a 0, na noite desta quinta-feira (30/10), no Allianz Parque, em São Paulo. Com gols de Sosa, Bruno Fuchs e Raphael Veiga (2x), o Verdão irá para sua sétima final, tornando-se o clube brasileiro que mais participou de decisões da competição continental.
Após uma derrota preocupante no jogo de ida por 3 a 0, em Quito, o time de Abel Ferreira decidiu surpreender o adversário e empurrado pelos quase 40 mil torcedores presentes no estádio, reverteram o placar e classificaram diretamente para a decisão, onde enfrentará outro “bicho-papão” brasileiro, o Flamengo.
Além da vaga na final, está vitória fez o Palmeiras superar o São Paulo em números de participações em decisões do torneio, com o Verdão agora com sete e o Tricolor Paulista estacionado com seis finais.
- Finais do Palmeiras na Libertadores: 1961, 1968, 1999, 2000, 2020, 2021 e 2025.

Em duas decisões na década de 1960, o Palmeiras foi derrotado em ambas, a primeira para o Peñarol-URU em 1961 e a outra para o Estudiante-ARG, no ano de 1968.
O time paulista passou alguns perrengues e só voltou para uma final em 1999, quando enfim conquistou seu primeiro título, diante do Deportivo Cali-COL. No ano seguinte, mas uma decisão, mas desta vez perdeu para o Boca Juniors.
Enfim chegou a “Era Abel”, tornando-se uma potência sul-americana e conquistando o bicampeonato consecutivo em 2020 e 2021, derrotando Santos e Flamengo, respectivamente, nas finais.
Agora, os times reeditaram a final de 2021, com Abel Ferreira desejando repetir o mesmo final ao levantar o título e fincar de vez seu nome na história do clube alviverde. O jogo será disputado no dia 29 de novembro, no Estádio Monumental, em Lima (PER).
Brasileiros em finais da Libertadores
- Palmeiras: 7 finais (três títulos)
- São Paulo: 6 finais (três títulos)
- Flamengo: 5 finais (três títulos)
- Grêmio: 5 finais (três títulos)
- Santos: 5 finais (três títulos)
- Cruzeiro: 4 finais (dois títulos)
- Internacional: 3 finais (dois títulos)
- Fluminense: 2 finais (um título)
- Atlético-MG: 2 finais (um título)
- Athletico-PR: 2 finais (nenhum título)
- Corinthians: 1 final (um título)
- Vasco: 1 final (um título)
- Botafogo: 1 final (um título)
- São Caetano: 1 final (nenhum título)








