Adaptando-se ao novo calendário da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que decidiu reduzir os campeonatos estaduais em 2026, o Paulistão adotou um modelo de disputa semelhante ao da Champions League, mas manteve os clássicos na próxima edição.
Durante o evento realizado na última terça-feira (11/11), na Mercado Livre Arena Pacaembu, a entidade sorteou os embates da primeira fase e comunicou que implementará a tecnologia de impedimento semiautomático a partir das quartas de final da competição.

Inicialmente, o campeonato terá 11 datas de disputas. Os clubes da elite do Paulistão se enfrentarão com as equipes do próprio pote, além de mais cinco rodadas com adversários do outro recipiente, totalizando oito partidas na primeira fase.
Porém, a entidade já confirmou que pretende buscar uma nova data para realizar a grande final em duas partidas.
“Fizemos o campeonato dentro do que poderíamos decidir, com 11 datas. Vamos, sim, com diálogo, com presença na CBF, tentar conseguir a segunda final, que é muito importante para o campeonato, para patrocinadores, vamos trabalhar. O que decidimos hoje é o que podemos executar. É um consenso de todos os clubes e da federação, pois 12 datas valoriza a competição”, explicou o presidente da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro Bastos.
Divisão
O pote A, foi formado por Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo, enfrentando dois times do B (São Bernardo, Novorizontino, Bragantino e Mirassol), dois times do C (Guarani, Ponte Preta, Portuguesa e Velo Clube), uma do D (Primavera e Capivariano), e as duas piores campanhas da temporada passada que ficaram na elite do estadual (Botafogo-SP e Noroeste).
As oito melhores equipes se classificarão para o mata-mata, que ainda terá as eliminatórias disputada em partidas únicas. Os dois piores time caem para a Série A-2.
Existe a possibilidade da decisão ser disputada em dois jogos, incluindo um 12º jogo no estadual.
Veja os adversários dos 4 grandes na primeira fase
- Santos: Palmeiras, São Paulo, Corinthians, Bragantino, Novorizontino, Velo Clube, Guarani e Noroeste
- Palmeiras: Santos, São Paulo, Corinthians, Novorizontino, Mirassol, Guarani, Portuguesa e Botafogo-SP
- São Paulo: Santos, Palmeiras, Corinthians, Mirassol, São Bernardo, Portuguesa, Ponte Preta e Primavera
- Corinthians: Santos, Palmeiras, São Paulo, Bragantino, São Bernardo, Velo Clube, Ponte Preta e Capivariano
É importante ressaltar que ainda não foram definidas as ordens dos jogos. A FPF ainda irá compor a tabela da Série A-1.







