Competição terá a segunda edição com o novo formato.
O Flamengo estreia no Intercontinental nesta quarta-feira (10), contra o Cruz Azul, do México, às 14h (de Brasília). O vencedor da partida leva o troféu Derby das Américas e classifica para a semifinal do torneio, na qual enfrentará o Pyramids, do Egito.
A competição não tem o mesmo formato de antigamente, quando o time europeu e o sul-americano entravam na semifinal. O novo formato conta com seis times e quatro troféus, entenda como funciona.

Foto: Reprodução/@fifacom/twitter
Participantes
Participam do Intercontinental o campeão da maior competição de cada federação continental, sendo estes os participantes da edição atual:
- CONCACAF: Cruz Azul (México)
- CONMEBOL: Flamengo (Brasil)
- CAF: Pyramids (Egito)
- UEFA: Paris Saint-Germain (França)
- AFC: Ah-Ahli (Arábia Saudita)
- OFC: Auckland City (Nova Zelândia)
Chaveamento
Na primeira fase se enfrentam os representante da África e da Oceania, o vencedor enfrentará o campeão da Liga dos Campeões Asiática, na disputa pelo troféu Copa África-Ásia-Pacífico. Do outro lado da chave o campeão da Libertadores e da Copa dos Campeões da CONCACAF duelam pelo Derby das Américas. Os dois campeões classificam para a semifinal e o vencedor leva o troféu Copa Challenger e, na final, disputa com o representante europeu o título do Intercontinental.
Foto: @centraldoarabao/twitter
Edição de 2025
No Intercontinental de 2025, o Pyramids chegou a semifinal após vencer o Auckland City na primeira fase por 3 a 0 e o Al-Ahli nas quartas de final por 3 a 1. Agora aguarda o vencedor de Flamengo e Cruz Azul para disputar a semifinal, no dia 13 de dezembro. A final acontecerá no dia 17 de dezembro contra o PSG.







