O futebol é o principal esporte do planeta e, sem precisar de muito esforço, arrasta multidões onde quer que a bola esteja rolando. Conquistar títulos é importante, claro, mas são as vozes que ecoam nos estádios, os mantos vestidos com orgulho em qualquer lugar que vá e o amor das arquibancadas que realmente dão vida ao espetáculo. Afinal, os torcedores são o verdadeiro coração de um time.
E como toda grande paixão, o futebol também alimenta debates entre os torcedores sendo um deles: Qual é o time com a maior torcida do mundo? O Camisa 12 foi atrás dessa resposta e acabará de vez com a sua dúvida e te contará algumas curiosidades sobre esse tema que move e encanta milhões de pessoas ao redor do planeta.
Mesmo com o crescimento significativo do futebol europeu nos últimos anos, impulsionado principalmente por reunir grandes craques internacionais em seus elencos, a América Latina ainda mostra que, quando o assunto é paixão e entrega pelo clube ultrapassa os noventa minutos e até as paredes dos estádios, transformando-se em identidade do time.
Para descobrir qual clube tem a maior torcida do mundo, diversos fatores são levados em consideração. Além do levantamento do número de torcedores espalhados pelo planeta, entram na conta dados como presença e engajamento nas redes sociais, algo importante nos dias de hoje.
O marketing pesa, claro, mas outro ponto fundamental é a média de público nos estádios. Muitas equipes seguem enchendo arquibancadas jogo após jogo, mostrando que têm uma base sólida e, podendo até dizer, fiel, que acompanha o time na alegria de um título e até na dor de um rebaixamento.
Como se trata de uma pesquisa que busca identificar a maior torcida do mundo, a popularidade dos clubes tanto em seus países quanto no exterior também conta. A história, os títulos e a identificação cultural ajudam a atrair novos torcedores, criando verdadeiras comunidades apaixonadas mesmo em terras distantes.
As 10 maiores torcidas do mundo
1º Barcelona (Espanha) – 58,2 milhões.
Liderando o ranking mundial, o time catalão conquistou milhões de torcedores ao longo dos anos, principalmente na era de Lionel Messi (saudades trio MSN), que encantava dentro dos gramados e deixava marcas profundas em que acompanha constantemente o futebol.
Com um estilo de jogo encantador, conhecido com “tic-tac”, o Barça se tornou uma marca global, que conta com uma gigante torcida espalhada pelo mundo.
2º Flamengo (Brasil) – 42 milhões
Dona da maior torcida do Brasil e de uma das maiores do planeta, a Nação Rubro-Negra é um espetáculo à parte. Reconhecida mundialmente pela paixão incondicional, a torcida do Flamengo atravessa fronteiras. Onde houver uma colônia brasileira, é quase certo que haverá um flamenguista exaltando e defendendo, com orgulho, que seu time é o melhor do mundo.
Adepta às bandeiras, às festas nas ruas e ao show nas arquibancadas, a torcida do Mengão é um verdadeiro fenômeno cultural. E como já diz o hino, cantado com o peito estufado: “Uma vez Flamengo, sempre Flamengo.”
3º Chivas Guadalajara (México) – 33,8 milhões
Orgulho do futebol mexicano, o Chivas é um verdadeiro fenômeno que ganhou notoriedade mundial, graças à sua política interna única: o clube só atua com jogadores nascidos no México. Essa filosofia reforça os laços com a torcida, valoriza os talentos locais e desperta admiração até fora das fronteiras nacionais.
Ao apostar em suas raízes, o Chivas conquistou não apenas títulos, mas também respeito e uma legião de torcedores espalhados pelo planeta. Um clube que é mais do que futebol, é identidade nacional de um povo.
4º Corinthians (Brasil) – 32,2 milhões
“Aqui tem um bando de louco, louco por ti Corinthians. Para aqueles que acham que é pouco, eu vivo por ti Corinthians.” A canção ecoa como um mantra por onde o Timão passa, resumindo bem o espírito da Fiel.
O Corinthians carrega uma das maiores e mais apaixonadas torcidas do mundo. Em qualquer canto do Brasil, há corintianos que transformam simples partidas em verdadeiras decisões. Todos sabemos que é um amor sofrido, intenso, mas absolutamente devotado ao ‘Time do Povo’. Onde o Corinthians vai, a Fiel vai atrás, por muitas vezes fazendo
história nas arquibancadas.
5º Real Madrid (Espanha) – 31,3 milhões
Com uma bela história de conquistas, o maior campeão da Champions League possui milhões de adeptos espalhados pelo planeta. Da Europa à Ásia, o branco do clube merengue é respeitado e amado ao redor do mundo.
6º Manchester United (Inglaterra) – 30,6 milhões
Longe de ser aquele velho clube temido, o United permanece sendo um gigante mundial. O clube que já teve Cristiano Ronaldo, David Beckham e Rooney no elenco, possui a maior torcida internacional entre as equipes inglesas, que seguem acreditando na recuperação e no retorno dos dias de glória.
7º América (México) – 26,4 milhões
Outro gigante do futebol mexicano, o América possui uma grande legião de torcedores apaixonados, que transformam as ruas em um campo de guerra, por conta de uma rivalidade no clássico nacional contra o Chivas.
8º Borussia Dortmund (Alemanha) – 23 milhões
Podemos dizer que está é a torcida mais apaixonada do planeta. A muralha amarela é conhecida pela sua fidelidade e show nas arquibancadas, com mosaicos impressionantes que se tornaram a identidade do clube.
9º Chelsea (Inglaterra) – 21,4 milhões
Possivelmente muito incentivado pelos títulos recentes, o Chelsea tem conquistado milhões de fãs espalhados pelo planeta. Atual campeão mundial, o clube londrino possui uma das torcidas mais barulhentas do mundo, o que pode ser uma arma secreta na hora de entrar em campo, já que as vibrações são todas ao seu favor.
10º Bayern de Munique (Alemanha) – 20,7 milhões
Maior campeão alemão, a torcida dos bávaros assusta em qualquer local do mundo. Forte, organizada e até exigente, os torcedores do Bayern são presenças constantes em qualquer ranking sobre o assunto.
As maiores torcidas do mundo são formadas por histórias, culturas e paixões que ultrapassam fronteiras. Seja entre gigantes europeus ou clubes latino-americanos, a força das arquibancadas se manifesta diariamente nas ruas, nas redes, nos cantos e nas cores.
O futebol pode até ser decidido em 90 minutos, mas, para o torcedor, ele é vivido 24 horas por dia, afinal quem ama carrega o brasão do clube não só na camisa, mas tatuado no coração.