Ainda lutando para se afastar da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro da Série A 2025, o Santos decidiu adotar uma postura de cautela sobre o futuro de Neymar.
Segundo apuração da ESPN, o clube mantém as conversas em “banho-maria” e só deve decidir sobre uma eventual renovação de contrato após avaliar a evolução física do camisa 10.
O vínculo de Neymar com o Peixe termina em 31 de dezembro de 2025, e, embora exista um bom relacionamento entre as partes, a diretoria não tem pressa para definir a situação.
Questões físicas e salário alto pesam
Ainda de acordo com a ESPN, dois fatores principais preocupam: a condição física de Neymar e o alto custo salarial do jogador.
O clube pretende entender se o craque conseguirá ter uma sequência de jogos antes de discutir novos termos contratuais.

O Peixe valoriza o impacto dentro e fora de campo, mas entende que não é o momento de assumir compromissos de longo prazo sem garantias sobre o desempenho físico do atleta.
Quando anunciou a extensão do contrato até o fim de 2025, em junho, o cenário era outro. O atacante vivia um bom momento técnico e recebia sondagens de clubes europeus.
Leia também: Entre dribles e cliques, oque Neymar nos ensinou?
Agora, com seguidas lesões e perda de ritmo, o jogador de 33 anos depende do clube para retomar a forma e garantir sequência.
Nos bastidores, há a percepção de que o craque precisa mais do Santos do que o contrário, ao menos no momento atual.
Três lesões em menos de um ano
Neymar sofreu, em 19 de setembro, uma lesão no músculo reto femoral da coxa direita – a terceira desde seu retorno ao Santos em janeiro. O departamento médico acredita possa voltar em novembro, mas a reabilitação está sendo com cautela.
Mesmo sem atuar desde então, o camisa 10 soma 21 jogos, com seis gols e três assistências, sendo 17 como titular.
Próximos jogos do Santos no Brasileirão 2025:
- 20/10 – 21h30 (de Brasília)- Santos x Vitória
- 26/10 – 16h (de Brasília) –Botafogo x Santos
- 01/11 – 16h (de Brasília) – Santos x Fortaleza







