Ser influente vai além dos números ou dos cânticos. É sobre ter presença, ser um exemplo para os outros e marcar uma ou mais gerações. Flamengo, Corinthians ou Vasco têm uma base de adeptos com filosofias específicas e isso cria notoriedade e impacto social. O Portal Camisa12 explica quais são as torcidas mais influentes entre clubes brasileiros.
O que é uma torcida influente?
Grandes torcidas tornam-se, naturalmente, influentes, bruto da grande massa adepta que mobilizam em dias de jogo. São milhões de pessoas a puxar por um time, a serem exigentes no cumprimento de objetivos e, por vezes, a terem de ir ao centro de treino “apertar” com os jogadores e comitiva técnica.
A força cultural que representam, fruto de ideologias há décadas enraizadas, criam uma perceção específica daquilo que a torcida significa, elevando mais alto do que apenas um grupo organizado de adeptos de um time. São uma força, literalmente, e procuram passar a mensagem certa e as formas de viver ideais, muito além do futebol.
Na era digital, a presença online também torna a torcida influente, uma vez que seguir as páginas das torcidas e dos clubes, publicar e consumir conteúdo das torcidas, cria uma sensação de pertencimento, um fator essencial para o ser humano viver.
As torcidas mais influentes do Brasil
É inevitável não falar da torcida do Flamengo, uma vez que é reconhecida pelo mundo inteiro como uma das maiores, senão for a maior. São cerca de 42 milhões de torcedores, quase a população inteira da Espanha e praticamente quatro vezes mais que Portugal.
A probabilidade de um brasileiro apoiar o Flamengo é alta e muitas pessoas ganham carinho pelo clube, mesmo não sendo do Rio de Janeiro, fruto da presença e número da torcida. A influência nas redes sociais, imprensa e cultura é enorme, mesmo para quem está fora do país. É o primeiro clube que um “gringo” se lembra quando pensa em futebol brasileiro.
Talvez uma das torcidas mais fiéis seja a do Corinthians, com quase 14% da população do Brasil torce pro “Timão”, segundo dados do Datafolha. A fama e a influência da torcida cresceu na década de 1980, com os movimentos políticos e sociais de Sócrates, Casagrande e Wladimir, numa procura de democratização.
Mesmo em fases ruins o estádio Neo Quimíca Arena segue completamente lotado e a mobilização de pessoas aos eventos esportivos do Corinthians é uma das mais eficazes do país.
O sucesso internacional também contribui bastante para a influência de uma torcida e o São Paulo é um bom exemplo disso. Na década de 1990 e nos anos 2000, marcadas pelas conquistas da Libertadores e do Mundial, a torcida tricolor conquistou o coração de muitas pessoas.
Tanto assim é que a torcida paulista está espalhada por várias regiões do Brasil, não só em São Paulo. O prestígio internacional criou uma dimensão praticamente nacional da torcida.
O Vasco da Gama continua com uma das maiores torcidas no Brasil, mesmo numa fase irregular a nível esportivo. O histórico social influencia e cria respeito em qualquer um, fruto do trabalho realizado na década de 1920, uma vez que o Vasco foi dos primeiros clubes a incluir negros e operários em plena era de racismo no futebol.
O Manifesto contra o Racismo é um símbolo de luta social. Para quem não conhece, foi um ofício enviado pelo então presidente do clube José Augusto Prestes à Associação Metropolitana de Esportes Atléticos, recusando participar em competições da associação, uma vez que esta forçou o time a remover do elenco doze jogadores negros, pobres e operários.
O Bahia passou por uma transformação na torcida em 2013. Existiu uma grande mobilização contra a diretoria após um período marcado por corrupção. A torcida impulsionou o movimento “democracia tricolor”, que pressionou por eleições diretas e mais transparência.
A torcida do Bahia é uma das mais engajadas politicamente no Brasil e está presente em Salvador e no Nordeste. Mais recentemente, em 2018, o clube, apoiado pela torcida, passou a adotar movimentos contra racismo, machismo e homofobia.
Talvez o maior crescimento na década de 2020 foi o do Palmeiras. A força do clube aumentou exponencialmente após a entrada da Crefisa e da presidente Leila Pereira, resultando nas conquistas da Libertadores, em 2020 e 2021, e do Brasileirão, em 2018 e 2022.
A Mancha Verde está entre as maiores torcidas digitais e tem uma das maiores escolas de samba em São Paulo, procurando influenciar na área da cultura além do futebol.
Torcidas influenciam a cultura e a sociedade
As torcidas vão bem mais além do futebol. Influência não é apenas sobre levar pessoas aos estádios ou ter muitos seguidores nas redes sociais. É estar diretamente ligado a movimentos culturais, com causas sociais e impacto político.